hockeygrowth46 : Curriculum Vitae

Segundo Bion, pacientes psicóticos possuem uma parte não psicótica da

Segundo Bion, pacientes psicóticos possuem uma parte não psicótica da personalidade, que fica assim obscurecida por sua parte psicótica. “A negação onipotente da existência do objeto mau e da situação de dor é, para o inconsciente, igual à aniquilação pelo impulso destrutivo”. Em clínica psiquiátrica, o conceito de psicose é tomado a maioria das vezes numa extensão extremamente ampla, de maneira a abranger toda uma gama de doenças mentais, quer sejam manifestamente organogenéticas, quer sua etiologia permaneça problemática. Tais tratamentos podem ser mais eficazes quando os profissionais de saúde mental tomam cuidado para evitar a pressão e demandas excessivas aos pacientes. Todavia, a terapia em grupo pode parecer intimidadora para as pessoas com essa condição, pois requer muita interação social.

Quanto tempo leva uma análise corporal?



Do contrário, um ambiente violento, cheio de falhas materna, poderá ser sentido como objetos maus, igualmente aumentando o número destes objetos no interior do bebê. “A necessidade vital de lidar com a ansiedade força o ego arcaico a desenvolver mecanismos de defesas. O impulso destrutivo é parcialmente projetado para fora, e prende-se ao primeiro objeto externo, o seio da mãe. Outra porção deste impulso permanece ligado a libido no interior do organismo". Além disso, quem possui o transtorno de personalidade esquizoide também possui mais risco de sofrer de depressão. O transtorno da personalidade esquizoide (TPE), é uma condição crônica e difusa caracterizada pelo isolamento social voluntário e por sentimentos de indiferença em relação a outras pessoas. Dessa forma, pessoas com transtornos de personalidade geralmente também têm poucas habilidades de enfrentamento e dificuldade em formar relacionamentos saudáveis.

Transtorno de personalidade esquizoide esquizoide



A fase oral, como bem o nome fala, está muito relacionada com a boca e os lábios. Os lábios então se tornam mais carnudos e corados, por conta da super energia colocada ali, através das conexões elétricas dos neurônios. O olhar do traço oral transmite uma sensação de conexão, de que a pessoa está realmente olhando para dentro de você. Temos aqui o aprofundamento da gustação, do olfato, da audição, do tato. O bebê passa a interagir com o mundo externo, e uma explosão de informações novas vai passar pelo seu sistema nervoso.

Esquizoide: o primeiro dos traços de caráter



Por outro lado, consistem em pessoas e extremamente inteligentes e racionais. Ademais, são capazes de pensar fora da caixa, ver as situações de formas diferentes. Logo, eles nunca farão algo da mesma forma, estarão sempre buscando inovar. Eu, Luiza Meneghim, analista corporal certificada e autorizada, posso te ensinar a sair da dor e viver os teus superpoderes no dia-a-dia. O marido de uma mulher do traço oral que recebe toda a carga emocional pode se sentir sobrecarregado com as emoções dela e com o quanto ela tem para falar. Quando o traço oral se conecta com o seu recurso, entendendo que pode chorar e que isso faz bem para ele, começa a se comunicar de modo diferente, abrindo-se para sentir o que vier.

Traço de caráter Rígido



Vale ressaltar que todos passamos pelos 5 momentos durante a infância e moldamos em nosso corpo os 5 traços, portanto somos uma combinação de todos eles. Entretanto, existem pessoas com maior ou menor predominância de determinado traço. A região do corpo que está sendo mielinizada nesta fase é o cérebro, por isso toda a energia está na cabeça. Então, quando a mãe passa por alguma situação e as condições fisiológicas se alteram, o bebê dentro do útero entende que existir é um problema. Ou seja, é nesse momento que ele desenvolve o medo de ser rejeitado. Desde já, aguardo seu contato para apoiar você em sua transformação.



Mesmo que você já tenha entendido isso durante a formação, uma perspectiva diferente pode te ajudar ainda mais.E o melhor é que essas sessões são individuais, não tem outros alunos assistindo. Você vai poder rasgar o verbo, se abrir e aproveitar ao máximo. Você vai descobrir o que fazer para manter a capacidade de persuasão e liderança dele em alta e também, o que jamais fazer para não ativar o modo guerra dele quando entra na dor. Pessoas que têm o traço de caráter esquizoide mais forte são muito criativos.

  • Estar na dor dos traços de caráter, é olhar pra dentro e sentir que algo está doendo, incomodando, não vai pra frente ou tem alguma trava.
  • A dor do traço oral é a dor de quem não teve suas necessidades atendidas.
  • O afastamento da realidade é uma ilusão decorrente do uso da identificação projetiva contra o principio da realidade.
  • É um olhar que pede confirmação, fazendo as pessoas reconhecerem que ele está ali e não irá deixá-lo.




O quinto e último traço é moldado na fase em que a criança começa a enxergar um mundo em pares, “cuja idade de manifestação ocorre de quatro a seis anos de idade, onde a fase genital está em evidência” (Barros & Moreira, 2017). Se você quiser saber mais sobre o traço de caráter masoquista, é só clicar neste link para ter acesso ao artigo. Acontece quando a criança se sente humilhada por fazer suas necessidades nas calças, ou até mesmo na fralda. Se você quiser saber mais sobre o traço de caráter psicopata, é só clicar neste link que você terá acesso a um artigo completo.





Como a Análise Corporal funciona?



  • O masoquista tem uma mente e um corpo programados para suportar.
  • O benefício desse método é, em síntese, poder conhecer suas dores e dificuldades, entender seu próprio funcionamento para fazer escolhas saudáveis na vida e no dia a dia.
  • Surge o sentimento de solidão e o medo de separar-se do objeto.
  • Essa pessoa se incomoda e se preocupa muito com as expectativas que todos com quem convive podem gerar e, acima de tudo, com a possibilidade de se decepcionarem.


Caso seja forçado a ser o centro das atenções ou manter contatos indesejados, mesmo que um simples abraço, pode até mesmo desenvolver alergias e urticárias. Como possui uma maior interação com o mundo mental, os pés não são firmes, é “enjoado” para comer e só precisa de energia para sustentar a cabeça. O corpo dele costuma ser mais afinado, com membros alongados e ossos aparentes em várias articulações. A cabeça é alongada, e ele costuma ter um “olhar de peixe morto“, muitas vezes por trás de óculos, e os lábios finos.

Você vai saber que tipo de mente você tem e o que explica o jeito com que você pensa, sente e age. Essas orientações têm como base as percepções, sensações e vivências da criança dentro de cada fase, sendo que cada fase é responsável por desenvolver um dos cinco traços de caráter de Reich. Com isso, o corpo e a mente se tornam reflexo um do outro (Barros & Moreira, 2017). Você vai conhecer A CHAVE MESTRA, outra ferramenta exclusiva de O Corpo Explica que foi criada para fazer com que cada traço de caráter da mente de uma pessoa consiga se comportar utilizando seus recursos diante de fatos que acontecem na vida. Aqui você começa a ver o conhecimento entrando na prática, toda a explicação começa a fazer sentido no corpo de todas as pessoas que você vê na sua frente. Você vai aprender detalhadamente como fazer uma análise corporal usando a nossa ferramenta Mapa dos Caracteres pra montar o mapa dos seus parentes, dos seus amigos e de repente até fazer isso profissionalmente. Você também vai entender o que fazer para estimular a capacidade que ele tem de se conectar e o que você nunca deve fazer para não correr o risco de colocá-lo em um poço sem fundo quando entra na dor.

Hanna Segal escreve em seu artigo “Depressão no esquizofrênico – Melanie Klein hoje vol.1” sobre o processo pelo qual o esquizofrênico alcança a posição depressiva, vivenciando as ansiedades despertas durante este processo. No entanto, os sentimentos de culpa, sofrimento, são sentidos como intoleráveis. Assim, tais ansiedades depressivas serão projetadas para fora, ou seja, grande parte do seu ego será projetada para dentro de outro objeto através da identificação projetiva. Assim, o avanço para a posição depressiva no paciente esquizofrênico é sentido como uma ameaça. É preciso retomar o percurso contrário da sanidade, pois esta é acompanhada por sentimentos insuportáveis. Através do processo de idealização, o objeto bom é exageradamente sentido como um protetor poderoso contra os objetos maus.